É uma Associação de Direito Civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de duração indeterminada que se originou de movimento espontâneo surgido dentre os moradores da comunidade da SQN 115, fundada em 18 de maio de 1995.
Composição da Prefeitura
Órgão máximo da prefeitura, sendo composta pelos associados votantes, ou seja, representantes das unidades residenciais, comerciais e de ensino da quadra 115 norte, associados à prefeitura.
É o órgão representativo dos moradores cumprindo-lhe ação fiscalizadora e julgadora. É composto pelos síndicos eleitos de cada bloco residencial ou comercial da quadra115 norte filiados à prefeitura.
É o órgão executivo da Prefeitura, sendo composta de:
Prefeito e Vice-prefeito escolhidos por eleição; Secretário de Assuntos Comunitários e Secretário de finanças escolhidos pelo prefeito eleito.
Muitos símbolos representam Brasília, com os quais nos identificamos, porém, em meio a prédios e monumentos, a arborização urbana se destaca por sua grande variedade de espécies nativas do Brasil e exóticas adaptadas ao nosso ecossistema urbano, formando um patrimônio paisagístico que oferece aos brasilienses e visitantes um verdadeiro espetáculo, com a sequência de eventos fenológicos, a exemplo da troca de folhas, florescimento e frutificação. A SQN 115 é uma quadra que se destaca pela arborização, com mais de 90 espécies arbóreas identificadas. Algumas delas se destacam, por possuir um número grande de indivíduos, caso do bosque de pau ferro na entrada da quadra, das árvores de oiti no estacionamento da entrada, do bosque de mogno na ponta leste da comercial e da alameda de jenipapos ao longo do eixinho W.
Da composição da flora arbórea da SQN 115, a espécie Genipa americana, da família Rubiaceae, popularmente conhecida como jenipapo, foi escolhida como a árvore símbolo da quadra, cujo desenho ilustra a marca da Prefeitura da SQN 115. Etimologia da nomenclatura científica: “Genipa” significa mancha escura, uma vez que o fruto do jenipapo é tintorial. A palavra “americana” se refere à sua origem, das Américas. Esta espécie ocorre em quase todos os estados brasileiros, com exceção do Rio Grande do Sul (Flora do Brasil)
O jenipapo é uma arvore rustica, com porte e arquitetura que chamam atenção pela sua beleza como árvore ornamental. É uma planta sempre verde, que floresce de outubro a março, com flores amarelas, de perfume característico, polinizada por abelhas e que frutifica de dezembro a abril. Seus frutos alimentam a fauna, fornecem um suco azulado tônico, utilizado como iguaria na alimentação (Silva Junior, 2010). O jenipapo é uma planta multiuso, da qual quase tudo é aproveitado, seja como alimento, medicamento, madeira e no paisagismo. O seu uso mais tradicional é como pigmento, empregado para pintura corporal, especialmente pelos povos indígenas, além de utilizado para tingir tecidos e artesanatos (Vieira et al., 2016).
Vera T. Rauber Coradin
Prefeita da SQN 115
Objetivos da prefeitura de acordo com o estatuto
Metas da gestão de 07/2019 a 30/06/2021
Bloco I
Bloco C
Bloco C
Bloco E